Quem somos

Somos uma organização cooperativa que congrega os produtores ecologistas da microrregião de Pelotas. Atualmente são 150 famílias cooperadas, que produzem alimentos seguindo os princípios da Agroecologia. Os cooperados encontram-se distribuídos em núcleos de no mínimo cinco famílias. As atividades da Sul Ecológica contemplam a organização social da produção, através do planejamento feito com os agricultores, objetivando o atendimento da demanda dos mercados que a Cooperativa acessa, bem como a melhoria da qualidade de vida no meio rural.

Sementes orgânicas: perspectivas e desafios

As sementes são um patrimônio da humanidade. Todavia, as questões econômicas vêm desconsiderando esta dimensão e é cada vez mais constante a tentatividade de expropriar os agricultores da continuidade de propagarem suas próprias sementes. Híbridos, Transgênicos, Terminator, são apenas alguns exemplos desta problemática. 
Preocupados com este cenário e pensando do ponto de vista estratégico, a Sul Ecológica está entrando no segmento da produção de sementes. Ainda que de forma incipiente, os primeiros trabalhos já vem sendo desenvolvidos com a produção de feijão.
Existem diversas entidades parceiras na agricultura familiar, que inclusive já trabalham neste segmento, cita-se por exemplo o caso da UNAIC e da BIONATUR, com as quais a Coopertiva já trabalha.
Na última semana a Sul Ecológica participou da reunião do Grupo de Trabalho de Sementes do Fórum da Agricultura Familiar.

"A semente morre, para depois nascer e gerar frutos. É o milagre da vida que nasce da morte."

Produção de sementes de milho crioulo, junho de 2011, Pelotas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário