Quem somos

Somos uma organização cooperativa que congrega os produtores ecologistas da microrregião de Pelotas. Atualmente são 150 famílias cooperadas, que produzem alimentos seguindo os princípios da Agroecologia. Os cooperados encontram-se distribuídos em núcleos de no mínimo cinco famílias. As atividades da Sul Ecológica contemplam a organização social da produção, através do planejamento feito com os agricultores, objetivando o atendimento da demanda dos mercados que a Cooperativa acessa, bem como a melhoria da qualidade de vida no meio rural.

Sementes foram tema de audiência pública

Em Audiência Pública reuniram-se os membros do Fórum da Agricultura Familiar juntamente com a Câmara de Vereadores de Pelotas, para discutir a questão das Sementes.


O Debate Regional sobre a Política de Sementes no Território da Zona Sul, tem se intensificado no último período por causa da posição do Governo do Estado do RS, que disponibilizou, no ano passado (2010), variedades de sementes transgênicas através do Programa Troca Troca de Sementes.

A partir desta deliberação do Governo, o Fórum da Agricultura Familiar da Região Sul do RS - que tem 18 anos de trabalho e onde participam mais de cem entidades de toda região - foi criado um grupo de trabalho de sementes. O objetivo é discutir e promover o debate sobre a produção de sementes no Território da Zona Sul do Estado, tendo em vista o trabalho das organizações da Agricultura Familiar com o Resgate e Produção de Sementes Crioulas.

Por esta razão, o GT de Sementes tomou a iniciativa organizando um movimento regional para que prefeituras e sindicatos que distribuem sementes do Programa Troca Troca não acessem as sementes transgênicas. Foi construído também um projeto junto ao Governo Federal, no qual a CONAB comprou Sementes Crioulas da Agricultura Familiar, e repassou para as Cooperativas e Sindicatos para que os agricultores tenham acesso de outras maneiras.

A proposta do Fórum da Agricultura Familiar através do GT de Sementes este ano, é que o Governo do Estado retire as sementes transgênicas do Programa Troca Troca, e que seja acrescentada a semente crioula neste, além da criação de um programa específico para incentivar a produção desta variedade de sementes, fortalecendo o desenvolvimento da Região Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário