Quem somos

Somos uma organização cooperativa que congrega os produtores ecologistas da microrregião de Pelotas. Atualmente são 150 famílias cooperadas, que produzem alimentos seguindo os princípios da Agroecologia. Os cooperados encontram-se distribuídos em núcleos de no mínimo cinco famílias. As atividades da Sul Ecológica contemplam a organização social da produção, através do planejamento feito com os agricultores, objetivando o atendimento da demanda dos mercados que a Cooperativa acessa, bem como a melhoria da qualidade de vida no meio rural.

Eventos sobre Sustentabilidade marcaram a semana

Uma semana repleta de eventos de grande relevância para as organizações da agricultura familiar de base ecológica. Esta é a síntese das atividades nas quais a Sul Ecológica se fez representar.

a) Workshop de processo de avaliação da sustentabilidade em agroecossistemas familiares.
A avaliação a partir de experiência já implementadas e validadas, bem como a possibilidade de utilização de novas ferramentas e indicadores de sustentabilidade orientaram o Workshop.
Mesa de Abertura do Workshop. Foto: Paulo Lanzetta

b) Seminário: Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar.
A íntima relação entre a agrobiodiversidade e as distintas dimensões da segurança alimentar foram os elementos centrais das discussões deste evento. Não obstante, o fato da avaliação crítica destes processos do ponto de vista governamental, jurídico e acadêmico, foram o diferencial deste evento.
Mesa de Abertura do Seminário. Foto: Paulo Lanzetta

Vista geral dos participantes do Seminário. Foto: Paulo Lanzetta

























c) Curso de Extensão - Biodiversidade e diversidade cultural: instrumentos de proteção e valorização.
A doutora em Direito Socioambiental e Promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, Juliana Santilli, ministrou o Curso de Extensão - Biodiversidade e diversidade cultural: instrumentos de proteção e valorização. Juliana é autora do livro Agrobiodiversidade e Direitos dos Agricultores. A atividade abordou os principais marcos legais, instrumentos e estratégias de valorização da agrobiodiversidade, em suas distintas dimensões, no âmbito das comunidades rurais.
Participantes do Curso. Foto: Renata Menasche

































Nenhum comentário:

Postar um comentário